domingo, 29 de janeiro de 2012

Aplicativos para crianças

Essa matéria é interessante para o pedagogo e ao licenciando em geral.

A revista online Veja na reportagem Aprendizado na ponta dos dedos, por Renata Honorato, informa que entre os programas de educação para tablets mais vendidos nos Estados Unidos pela App online da Apple 80% são voltados a crianças, mirando a educação infantil até 5 anos de idade. De acordo com a reportagem, boa parte dos apps pretendem desenvolver capacidades cognitivas, auxiliando no aprendizado de cores e formas e também na alfabetização, além de exercitar a coordenação motora.

Ler mais no link:
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/alfabetizacao-na-ponta-dos-dedos 

Apps recomendados para crianças em conformidade com as sugestões de Pollyana Notargiacomo Mustaro, professora da Universidade Mackenzie, referenciada na reportagem:
1. Histórias de embalar: HD
2. iColoringBook HD3
3. abc Trace
4. Story Maker HD 
5. O dragãozinho UJ

Fonte:
http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/alfabetizacao-na-ponta-dos-dedos


Sugestões de especialistas quanto a escolha de um bom aplicativo:

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/alfabetizacao-na-ponta-dos-dedos 

sábado, 28 de janeiro de 2012

Campus Party Brasil 2012: Empreendedorismo

Tema: Empreendedorismo

É a palavra de ordem. Ensinar a empreendedores de idéias inovadoras a fazer bons negócios

"EDIÇÃO 2012

Maior e melhor

CPBR5
O maior acontecimento de tecnologia e internet do mundo inaugura 2012 pronto para celebrar seu quinto ano no Brasil e ocupar 64 mil m² do Anhembi Parque, a nova casa da Campus Party na cidade de São Paulo.
E, se há mais espaço, há mais lugares para campuseiros também. Por isso, nesta edição, um número recorde de 7 mil felizardos é esperado para acompanhar todas as atividades programadas para o evento. Além disso, é uma chance única de encontrar as principais comunidades da web brasileira para compartilhar conhecimentos, expandir a rede de contatos e, quem sabe, iniciar um novo negócio.

Conteúdo para dar e vender

Palestras da CPBR4
A exemplo das edições anteriores, a Campus Party Brasil 2012 trará, além de todas as palestras, oficinas e debates, algumas centenas de horas de conteúdos relevantes e atualizados.

Competições de games, as principais estrelas da internet brasileira, jovens empreendedores. Enfim, não faltam elementos para suprir os anseios de todos os tipos de mentes brilhantes que habitam os corredores deste mega evento.

Completando a lista, vale lembrar o retorno das atividades voltadas para os campuseiros empreendedores, como o Campus Empreendedorismo.

Mais amplo e interativo

Zona Expo CPBR4
Os espaços voltados para o público em geral também estão mais amplos, confortáveis e, principalmente, muito mais interativos, transformando a Zona Expo em um verdadeiro parque de diversões tecnológico.

Tudo isto serve para receber da melhor forma possível os visitantes do evento e as milhares de pessoas que têm o primeiro contato com o mundo da internet através da nossa Área de Inclusão Digital.

Este ano, o destaque fica por conta da realização do Intel Extreme Masters, a maior competição de games do mundo, que terá, pela primeira vez na sua história, uma etapa na América do Sul!

Está esperando o quê? Venha fazer parte da semana mais intensa e tecnológica da sua vida!

Campus Party Brasil 2012. 
+ Quando? De 6 a 12 de fevereiro de 2012
+ Onde? Anhembi Parque, São Paulo, SP."

Fonte - http://www.campus-party.com.br/2012/edicao-2012.html

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

UnB (Universidade de Brasília): Prédio da Reitoria

UnB  Prédio da Reitoria 
© 2012 Pedro Ferreira de Andrade





A revista online Educação, formação & tecnologias EFT apresenta em seu volume 4, n. 2 (2011) excelentes artigos que contribuem para a construção do conhecimento em Práticas Mediáticas na Educação, destacando:

 . Potencialidades da disciplina TIC para a mudança de práticas educativas - Isabel Barbosa, Maria João Loureiro

. Os idosos na aquisição de competências TIC - Claudia Maria Pereira, Rui Neves

. As redes sociais na promoção da aprendizagem colaborativa: um estudo no ensino secundário - Paula Minhoto, Manuel Meirinhos

. Blogue: Tecnologia com Potencialidades para o Ensino e Aprendizagem da Língua Inglesa - Etelvira Querido Figueiredo, Eduardo Luís Cardoso


Link de acesso ao vol 4 da revista:

http://eft.educom.pt/index.php/eft

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

As cores das flores

"Há um passarinho para que cada flor tenha a sua cor..."

Para motivar na criação do seu vídeo no Movie Maker

Em uma escola da Espanha... Uma criança cega tem que fazer uma redação sobre o tema desta postagem.



Não é só o fazer por fazer o vídeo, mas fazer para ter uma utilidade prática educativa. Tem que ter uma mensagem e servir a uma aplicação prática para a educação infantil, ou para as séries iniciais do Ensino Fundamental ou  para a Educação de Jovens e Adultos.

É claro que é também o fazer para aprender a fazer um vídeo.

Depois de publicado no seu blog ou no YouTube muitas pessoas podem ver e, com certeza, vão avaliar... Pense nisso!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Galeria de arte

Acervo pessoal

Luiz Costa. Os engravatados. OSM
© Pedro Ferreira de Andrade

Turma Verão 2012

Oficina Criando meu blog  - Lab Ábaco


Aprendizagem continuada ao longo da vida

Na situação da foto de Charles Sebastião (UnB Agência - http://www.unb.br/) temos um exemplo  de "Aprendizagem continuada ao longo da vida" (www.iar.unicamp.br/disciplinas/.../aprendizagem%20continuada.doc / www.redadultosmayores.com.ar/buscador/files/DESAR005.pdf), tema discutido no excelente texto do professor José Armando Valente, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

José Armando Valente
Em síntese, o texto do Professor Valente enfatiza que a aprendizagem se dá continuadamente, mesmo depois da pessoa formada. As pessoas que ocupam qualquer tipo de emprego sabem que devem, atualmente, estar se aprimorando constantemente como forma de se manterem atualizadas e de vencerem novos desafios.

As instituições educacionais vêm criando programas para atender à população da terceira idade, pois a necessidade de aprender vai além das necessidades impostas pelo mercado.

As atividades educacionais para a terceira idade indicam que aprender torna-se uma maneira de se divertir, de ocupar a mente, de preencher o tempo e de estar em sintonia com a atualidade, demonstrando que essas características prazerosas de aprendizagem devem estar presentes em outros períodos da nossa vida educacional, principalmente no escolar e no profissional.



Crédito: UnB Agência - http://www.unb.br/
Para saber sobre o Curso Básico de Informática da Escola de Informática da Universidade de Brasília (UnB):
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=6143

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012