2012: 2. Semestre
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* Alunos da Universidade de Brasília (UnB), do curso de Pedagogia, matriculados na disciplina Práticas Mediáticas na Educação (PME), 2. Semestre de 2012
** Professor da UnB, disciplina PME
2011: 2º Semestre
. Turma A
https://docs.google.com/document/d/1r8AVT9yqceA66PVkLYL02t1CIHdHjsJiH8UtVOABL8w/edit
. Turma B
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0aWNhcHJlbmRpenxneDo2ODE3NTY4YzhiMmZiNzlm
Faculdade de Educação
Disciplina: Práticas
Mediáticas na Educação
Turma: B 2 2012
A INTERNET E A EDUCAÇÃO
*12/0005972 - Alexandra Rodrigues, 09/40461 - André Luís Gonçalves da Costa, 12/0007495
- Anna Carolina Nadler Costa,
12/0007614 - Ariádina dos Santos de
Souza, 12/0026911 - Bárbara Leitão
de Carvalho, 12/0008114 - Bianca
Midory G. Kawashima, 12/0008157 -
Blenda Rayssa B. Medeiros, 09/93150
- Carla Barbosa de Abreu, 09/0018389
- Elizabeth de Lima Pinto, 11/0119428
- Gisele Mallon, 12/0013843 -
Janaína Rolins de Sousa, 10/0031935
- Jario 10/0106315 - Jéssica Quintas
Paccola, 12/0071495 - Késsia de
Araújo Rufino Montezuma, 12/0015528 -
Laís Ferreira Barros, 10/58762 -
Manoella Oliveira Aragão de Paiva, 12/0069652 - Mayara Azevedo Araújo Pereira, 110133692 Murilo Neves Mariano, 09/0032063 - Robson de Moraes Polydoro, 12/0022222 - Sarah Martins Moura Xavier, 09/0032519 - Sheley Cristina Corrêa da Silva, 09/0043073 - Soraya Tavares de Souza, **1050621 - Pedro Ferreira de Andrade
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* Alunos da Universidade de Brasília (UnB), do curso de Pedagogia, matriculados na disciplina Práticas Mediáticas na Educação (PME), 2. Semestre de 2012
** Professor da UnB, disciplina PME
Educação versus
internet
A internet
pode ser considerada um marco divisor de águas para a qualidade e evolução do
pensamento científico e filosófico educativo, ajudando a educação a aproximar
as pessoas e possibilitar a elas que se conectem a uma infinidade de
informações, de forma rápida, global e democrática, compartilhando saberes.
A Web nos
proporciona um vasto campo de possibilidades para uma educação mais
qualificada, com recursos que aprimoram o aprendizado e funcionam como fonte de
pesquisa para trabalhos colaborativos, projetos interdisciplinares, com o
auxílio das múltiplas linguagens em mídias digitais, bem como de ferramentas
como: sites de busca, correio eletrônico, fóruns de discussão, bibliotecas
virtuais, entre outros. Sendo assim, utilizada não mais apenas para solucionar
questões administrativas como preenchimento de diários ou planilhas com notas.
Numa das
fontes de pesquisa mais utilizadas mundialmente, o Google, há uma gama de
documentos, fontes, referências, inclusive com seções voltadas diretamente para
a educação (caso do scholar); bem como outras plataformas (ebah e a wikipedia).
É possível consultar de forma rápida e diversificada várias fontes de
informação, trazendo novidades e agilidade nas pesquisas.
O ambiente
virtual é um importante instrumento para a modalidade de educação a distância,
pois a interatividade e a simultaneidade passaram de algo distante para uma
realidade palpável. Desse modo, as aulas podem ocorrer com pessoas de todos os
cantos do mundo, num mesmo ambiente chamado.
Cabe à
escola, utilizar de forma eficiente e eficaz a tecnologia que já possui,
através de programas e políticas públicas voltadas para a utilização de
Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, desenvolvendo com seus alunos
métodos para uso consciente desse recurso.
Vantagens e Problemáticas da internet na educação
O uso da
internet na educação traz muitas vantagens para o aprendizado do aluno. Podemos
citar, por exemplo, o acesso amplo ao conhecimento e informações diversas.
Tem-se também a possibilidade da construção colaborativa do saber. Professor e
aluno simultaneamente, como atuantes no processo educativo.
Outro
exemplo, no caso da educação a distância, é a possibilidade de fazerem o mesmo
curso, pessoas de diferentes localidades, utilizando um ambiente virtual de
aprendizagem, sem necessidade de deslocamento. Ter que se deslocar até a aula, é
o que impede muitas pessoas de terem um ensino presencial. Além disso, a organização
do tempo é um fator decisivo para pessoas que trabalham, moram longe ou
simplesmente sentem-se mais confortáveis com discussões online. A rede web
promove a inclusão social e digital, colocando pessoas em contato com outras,
eliminando fronteiras.
Outro fator
que precisa ser ressaltado é o armazenamento de informações em rede, que
auxilia alunos e professores em pesquisas, elaboração de trabalhos, além de
favorecer o dinamismo das aulas, com a visualização de vídeos, artigos, livros,
slides e muitos outros meios que podem enriquecer o aprendizado. Esses meios
podem ser facilmente compartilhados via sites, correio eletrônico, blogs, etc.
E essa interatividade proporcionada pela web permite que o processo educativo
seja mais atrativo para alunos e professores, suscitando prazer em ensinar e
aprender. Nesse sentido, a escola pode auxiliar alunos na compreensão deste
espaço a fim de que a internet não seja percebida apenas como instrumento de
entretenimento.
Algumas
problemáticas podem ser apontadas nesse novo conceito de aprendizagem. Apesar
de oferecer uma grande quantidade de assuntos que os estudantes podem ter acesso
de forma rápida e econômica é necessário certo cuidado na utilização dos sites
de pesquisas, pois nem todos são confiáveis. Dessa forma, é preciso que haja
gerência e supervisão, para evitar que os estudantes acessem conteúdos inapropriados para sua idade ou
mesmo percam o foco da aula. Muitas vezes a informação ali obtida pode ser
duvidosa e a forma como é utilizada, ao invés de auxiliar na aprendizagem, faz
com que os alunos se apropriem de um conhecimento equivocado. Cabe ao professor
o aluno para o uso dessa ferramenta, de forma a assegurar que ele desenvolva
sua capacidade de crítica e de apropriação do saber, sabendo questionar e selecionar
o que interessa. Não é mais possível reverter o crescimento da necessidade da
internet para diversas atividades, a nossa comunicação está muito dependente da
rede.
Outra
problemática identificada é que muitas escolas ainda não possuem infraestrutura
adequada que lhes possibilite criação de espaços para implementação dessas
aulas interativas, bem como estrutura financeira para manutenção de
laboratórios e demais aparatos.
A relação aluno-professor e o uso da internet
O uso da
internet tem mudado a vida de muitas pessoas por ser uma ferramenta agregada ao
cotidiano de todos. Com a internet é possível se comunicar, além de obter
conhecimentos de diferentes autores por meio de artigos, resenhas,
dissertações. O uso da internet na educação traz para o professor a exigência
de capacitação para tais tarefas. No entanto, é preciso entender que a
tecnologia como mediadora na educação não deve destruir a relação professor/aluno
no ensino/aprendizagem, mas sim modificá-la cabendo ao professor a tarefa de incentivar
os alunos a buscar e ampliar seus conhecimentos pela internet.
A relação
entre professor e aluno muda em função da própria utilização e acesso das
informações. Essas, de um modo geral, estão disponíveis para ambos e devem
proporcionam interação, não mais uma situação de unilateralidade. Para
Cysneiros, (1999, p.19) essa relação deve gerar conhecimento, levando-os ao ato
de pensar com determinadas informações, não apenas o acesso indiscriminado a
qualquer informação.
Atualmente,
está cada vez mais difícil atrair a atenção dos alunos para as aulas. A ideia
de utilizar aquilo que faz parte da realidade dos alunos acaba sendo uma
necessidade diária para que se possa trabalhar de forma satisfatória. Os alunos
estão cada vez mais conectados. A maioria possui conta no Facebook, Orkut e
outras redes sociais, mas se limitam no uso dessas redes sociais. Ao professor
cabe a tarefa de mostrar aos alunos as inúmeras formas de utilização da
internet, de modo que a informação seja transformada em conhecimento. Além
disso, os jovens que já possuem essa tecnologia muito melhor adaptada ao seu
cotidiano passaram a interagir com o mundo de outra forma. Esses jovens estão
conectados a várias informações ao mesmo tempo, possuem uma necessidade de
comunicação muito maior do que seus professores e isso gera um choque de
linguagens entre duas gerações acostumadas a pensar de formas diferentes. De
acordo com Paulo Freire, ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.
Por que não discutir
com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo
conteúdo se ensina [...] Por que não estabelecer uma “intimidade” entre os
saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles
têm como indivíduos? (FREIRE, 2007,p.30)
Dessa
forma, percebemos a importância da presença de um professor antenado, que
utiliza a internet como ferramenta facilitadora da aprendizagem, capaz de
estabelecer essa intimidade entre os saberes curriculares e as experiências dos
alunos. Com a Internet o professor passou a não ser o único detentor do
conhecimento, ou seja, não existe mais um monopólio da informação. Assim, surge
a necessidade de constante atualização quanto aos conhecimentos do professor,
tendo em vista grande rapidez e facilidade com que os alunos buscam as
informações e cobram respostas de seus professores. Com a “nova cara” do
conhecimento, a mediação do professor deve ser repensada. A linguagem muda e a
velocidade na troca de informações demanda um professor melhor preparado no que
tange às intervenções.
É interessante
pensar que com a internet é possível concretizar a ideia da construção conjunta
do conhecimento, com aluno e professor exercendo seus papéis de forma atuante
no processo de ensino-aprendizagem. A comunicação e, principalmente, a
interação entre o professor e os alunos torna-se mais acessível e mais
interativa. Assim, todos em sala de aula vão ajudar a construir uma aula
satisfatória. A tendência é tudo ser discutido e tudo ser partilhado.
A
importância da internet para a educação
A Internet é um meio de comunicação
facilitador dos processos de aprendizagem. No entanto é preciso saber a melhor
forma de utilizá-la em sala. Através da internet os alunos têm uma variedade de
informação e um acesso sem limites. Para uma mente em construção, essa
liberdade de acesso pode ser perigosa. Com isso, a responsabilidade do educador
aumenta, já que, com o amplo acesso, é de extrema importância que o aluno seja
orientado de forma a acessar criticamente os conteúdos, excluindo o que não é
útil ou válido.
Com o
advento da internet na educação, o desempenho de todos os envolvidos no
processo de aprendizagem tende a melhorar. No mundo globalizado é preciso que
as escolas disponham de um mínimo de tecnologia. Para ter qualidade de ensino, é
preciso buscar novas fontes, novos métodos. Por meio do manuseio correto da
Internet isso é perfeitamente possível. Esse instrumento, de suma importância
para se despertar a curiosidade e o interesse nos alunos, também é capaz de
desenvolver sua autonomia na
realização de diversos tipos de trabalho. Mas para que todos possam ter o
privilégio de conviver em sala de aula com esse recurso, as escolas precisam
ter professores, coordenadores e demais profissionais que se interessem em
aprimorar seus conhecimentos nessa área para assim levarem seus alunos a
utilizar essa ferramenta de forma mais clara e objetiva. Nesse sentido, a
Internet é uma um ferramenta saudável desde que o usuário faça um bom uso dela.
Referências
Bibliográficas
CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação
conservadora? UNIANDES - LIDIE, Vol. 12 No. 1, 199, p 11-24.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia:
Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
VALENTE,
José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da
formação do professor. Revista
Brasileira de Informática na Educação n.1, Setembro de 1997, p 45-60.
2012: 1. Semestre
. Turma A (Matutino)
https://docs.google.com/document/d/1AHxPY8B4eXp0mH8ASYlPGZs2HAOwglcPAksqw3Iv6YQ/edit
Em PDF (download / publico): https://sites.google.com/site/ticaprendiz/home/anexos
. Turma B (Noturno)
https://docs.google.com/document/d/1lqmEAF5IH-HZZCJrNDwHwuA0mTLilgTIZV6wAvv3FAQ/edit
Em PDF (download / publico): https://sites.google.com/site/ticaprendiz/home/anexos
. Turma Verão
. Turma A (Matutino)
https://docs.google.com/document/d/1AHxPY8B4eXp0mH8ASYlPGZs2HAOwglcPAksqw3Iv6YQ/edit
Em PDF (download / publico): https://sites.google.com/site/ticaprendiz/home/anexos
. Turma B (Noturno)
https://docs.google.com/document/d/1lqmEAF5IH-HZZCJrNDwHwuA0mTLilgTIZV6wAvv3FAQ/edit
Em PDF (download / publico): https://sites.google.com/site/ticaprendiz/home/anexos
. Turma Verão
Link para o documento de autoria coletiva:
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0aWNhcHJlbmRpenxneDo1NWQwNTQwNWEyZGUzNjVm2011: 2º Semestre
. Turma A
https://docs.google.com/document/d/1r8AVT9yqceA66PVkLYL02t1CIHdHjsJiH8UtVOABL8w/edit
. Turma B
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0aWNhcHJlbmRpenxneDo2ODE3NTY4YzhiMmZiNzlm
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