Doc coletivo


2012: 2. Semestre


Faculdade de Educação
Disciplina: Práticas Mediáticas na Educação
Turma: B 2 2012



A INTERNET E A EDUCAÇÃO

*12/0005972 - Alexandra Rodrigues, 09/40461 - André Luís Gonçalves da Costa, 12/0007495 - Anna Carolina Nadler Costa, 12/0007614 - Ariádina dos Santos de Souza, 12/0026911 - Bárbara Leitão de Carvalho, 12/0008114 - Bianca Midory G. Kawashima, 12/0008157 - Blenda Rayssa B. Medeiros, 09/93150 - Carla Barbosa de Abreu, 09/0018389 - Elizabeth de Lima Pinto, 11/0119428 - Gisele Mallon, 12/0013843 - Janaína Rolins de Sousa, 10/0031935 - Jario 10/0106315 - Jéssica Quintas Paccola, 12/0071495 - Késsia de Araújo Rufino Montezuma, 12/0015528 - Laís Ferreira Barros, 10/58762 - Manoella Oliveira Aragão de Paiva, 12/0069652 - Mayara Azevedo Araújo Pereira, 110133692 Murilo Neves Mariano, 09/0032063 - Robson de Moraes Polydoro, 12/0022222 - Sarah Martins Moura Xavier, 09/0032519 - Sheley Cristina Corrêa da Silva, 09/0043073 - Soraya Tavares de Souza, **1050621 - Pedro Ferreira de Andrade

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* Alunos da Universidade de Brasília (UnB), do curso de Pedagogia, matriculados na disciplina Práticas Mediáticas na Educação (PME), 2. Semestre de 2012
** Professor da UnB, disciplina PME

Educação versus internet

A internet pode ser considerada um marco divisor de águas para a qualidade e evolução do pensamento científico e filosófico educativo, ajudando a educação a aproximar as pessoas e possibilitar a elas que se conectem a uma infinidade de informações, de forma rápida, global e democrática, compartilhando saberes.
A Web nos proporciona um vasto campo de possibilidades para uma educação mais qualificada, com recursos que aprimoram o aprendizado e funcionam como fonte de pesquisa para trabalhos colaborativos, projetos interdisciplinares, com o auxílio das múltiplas linguagens em mídias digitais, bem como de ferramentas como: sites de busca, correio eletrônico, fóruns de discussão, bibliotecas virtuais, entre outros. Sendo assim, utilizada não mais apenas para solucionar questões administrativas como preenchimento de diários ou planilhas com notas.
Numa das fontes de pesquisa mais utilizadas mundialmente, o Google, há uma gama de documentos, fontes, referências, inclusive com seções voltadas diretamente para a educação (caso do scholar); bem como outras plataformas (ebah e a wikipedia). É possível consultar de forma rápida e diversificada várias fontes de informação, trazendo novidades e agilidade nas pesquisas.
O ambiente virtual é um importante instrumento para a modalidade de educação a distância, pois a interatividade e a simultaneidade passaram de algo distante para uma realidade palpável. Desse modo, as aulas podem ocorrer com pessoas de todos os cantos do mundo, num mesmo ambiente chamado.
Cabe à escola, utilizar de forma eficiente e eficaz a tecnologia que já possui, através de programas e políticas públicas voltadas para a utilização de Tecnologias de Informação e Comunicação - TICs, desenvolvendo com seus alunos métodos para uso consciente desse recurso.


Vantagens e Problemáticas da internet na educação

O uso da internet na educação traz muitas vantagens para o aprendizado do aluno. Podemos citar, por exemplo, o acesso amplo ao conhecimento e informações diversas. Tem-se também a possibilidade da construção colaborativa do saber. Professor e aluno simultaneamente, como atuantes no processo educativo.
Outro exemplo, no caso da educação a distância, é a possibilidade de fazerem o mesmo curso, pessoas de diferentes localidades, utilizando um ambiente virtual de aprendizagem, sem necessidade de deslocamento. Ter que se deslocar até a aula, é o que impede muitas pessoas de terem um ensino presencial. Além disso, a organização do tempo é um fator decisivo para pessoas que trabalham, moram longe ou simplesmente sentem-se mais confortáveis com discussões online. A rede web promove a inclusão social e digital, colocando pessoas em contato com outras, eliminando fronteiras.
Outro fator que precisa ser ressaltado é o armazenamento de informações em rede, que auxilia alunos e professores em pesquisas, elaboração de trabalhos, além de favorecer o dinamismo das aulas, com a visualização de vídeos, artigos, livros, slides e muitos outros meios que podem enriquecer o aprendizado. Esses meios podem ser facilmente compartilhados via sites, correio eletrônico, blogs, etc. E essa interatividade proporcionada pela web permite que o processo educativo seja mais atrativo para alunos e professores, suscitando prazer em ensinar e aprender. Nesse sentido, a escola pode auxiliar alunos na compreensão deste espaço a fim de que a internet não seja percebida apenas como instrumento de entretenimento.
Algumas problemáticas podem ser apontadas nesse novo conceito de aprendizagem. Apesar de oferecer uma grande quantidade de assuntos que os estudantes podem ter acesso de forma rápida e econômica é necessário certo cuidado na utilização dos sites de pesquisas, pois nem todos são confiáveis. Dessa forma, é preciso que haja gerência e supervisão, para evitar que os estudantes acessem  conteúdos inapropriados para sua idade ou mesmo percam o foco da aula. Muitas vezes a informação ali obtida pode ser duvidosa e a forma como é utilizada, ao invés de auxiliar na aprendizagem, faz com que os alunos se apropriem de um conhecimento equivocado. Cabe ao professor o aluno para o uso dessa ferramenta, de forma a assegurar que ele desenvolva sua capacidade de crítica e de apropriação do saber, sabendo questionar e selecionar o que interessa. Não é mais possível reverter o crescimento da necessidade da internet para diversas atividades, a nossa comunicação está muito dependente da rede.
Outra problemática identificada é que muitas escolas ainda não possuem infraestrutura adequada que lhes possibilite criação de espaços para implementação dessas aulas interativas, bem como estrutura financeira para manutenção de laboratórios e demais aparatos.


A relação aluno-professor e o uso da internet

O uso da internet tem mudado a vida de muitas pessoas por ser uma ferramenta agregada ao cotidiano de todos. Com a internet é possível se comunicar, além de obter conhecimentos de diferentes autores por meio de artigos, resenhas, dissertações. O uso da internet na educação traz para o professor a exigência de capacitação para tais tarefas. No entanto, é preciso entender que a tecnologia como mediadora na educação não deve destruir a relação professor/aluno no ensino/aprendizagem, mas sim modificá-la cabendo ao professor a tarefa de incentivar os alunos a buscar e ampliar seus conhecimentos pela internet.
A relação entre professor e aluno muda em função da própria utilização e acesso das informações. Essas, de um modo geral, estão disponíveis para ambos e devem proporcionam interação, não mais uma situação de unilateralidade. Para Cysneiros, (1999, p.19) essa relação deve gerar conhecimento, levando-os ao ato de pensar com determinadas informações, não apenas o acesso indiscriminado a qualquer informação.
Atualmente, está cada vez mais difícil atrair a atenção dos alunos para as aulas. A ideia de utilizar aquilo que faz parte da realidade dos alunos acaba sendo uma necessidade diária para que se possa trabalhar de forma satisfatória. Os alunos estão cada vez mais conectados. A maioria possui conta no Facebook, Orkut e outras redes sociais, mas se limitam no uso dessas redes sociais. Ao professor cabe a tarefa de mostrar aos alunos as inúmeras formas de utilização da internet, de modo que a informação seja transformada em conhecimento. Além disso, os jovens que já possuem essa tecnologia muito melhor adaptada ao seu cotidiano passaram a interagir com o mundo de outra forma. Esses jovens estão conectados a várias informações ao mesmo tempo, possuem uma necessidade de comunicação muito maior do que seus professores e isso gera um choque de linguagens entre duas gerações acostumadas a pensar de formas diferentes. De acordo com Paulo Freire, ensinar exige respeito aos saberes dos educandos.

Por que não discutir com os alunos a realidade concreta a que se deva associar a disciplina cujo conteúdo se ensina [...] Por que não estabelecer uma “intimidade” entre os saberes curriculares fundamentais aos alunos e a experiência social que eles têm como indivíduos? (FREIRE, 2007,p.30)

Dessa forma, percebemos a importância da presença de um professor antenado, que utiliza a internet como ferramenta facilitadora da aprendizagem, capaz de estabelecer essa intimidade entre os saberes curriculares e as experiências dos alunos. Com a Internet o professor passou a não ser o único detentor do conhecimento, ou seja, não existe mais um monopólio da informação. Assim, surge a necessidade de constante atualização quanto aos conhecimentos do professor, tendo em vista grande rapidez e facilidade com que os alunos buscam as informações e cobram respostas de seus professores. Com a “nova cara” do conhecimento, a mediação do professor deve ser repensada. A linguagem muda e a velocidade na troca de informações demanda um professor melhor preparado no que tange às intervenções.
É interessante pensar que com a internet é possível concretizar a ideia da construção conjunta do conhecimento, com aluno e professor exercendo seus papéis de forma atuante no processo de ensino-aprendizagem. A comunicação e, principalmente, a interação entre o professor e os alunos torna-se mais acessível e mais interativa. Assim, todos em sala de aula vão ajudar a construir uma aula satisfatória. A tendência é tudo ser discutido e tudo ser partilhado.


A importância da internet para a educação

A Internet é um meio de comunicação facilitador dos processos de aprendizagem. No entanto é preciso saber a melhor forma de utilizá-la em sala. Através da internet os alunos têm uma variedade de informação e um acesso sem limites. Para uma mente em construção, essa liberdade de acesso pode ser perigosa. Com isso, a responsabilidade do educador aumenta, já que, com o amplo acesso, é de extrema importância que o aluno seja orientado de forma a acessar criticamente os conteúdos, excluindo o que não é útil ou válido.
Com o advento da internet na educação, o desempenho de todos os envolvidos no processo de aprendizagem tende a melhorar. No mundo globalizado é preciso que as escolas disponham de um mínimo de tecnologia. Para ter qualidade de ensino, é preciso buscar novas fontes, novos métodos. Por meio do manuseio correto da Internet isso é perfeitamente possível. Esse instrumento, de suma importância para se despertar a curiosidade e o interesse nos alunos, também é capaz de desenvolver sua autonomia na realização de diversos tipos de trabalho. Mas para que todos possam ter o privilégio de conviver em sala de aula com esse recurso, as escolas precisam ter professores, coordenadores e demais profissionais que se interessem em aprimorar seus conhecimentos nessa área para assim levarem seus alunos a utilizar essa ferramenta de forma mais clara e objetiva. Nesse sentido, a Internet é uma um ferramenta saudável desde que o usuário faça um bom uso dela.


Referências Bibliográficas


CYSNEIROS, P. G. Novas tecnologias na sala de aula: melhoria do ensino ou inovação conservadora? UNIANDES - LIDIE, Vol. 12 No. 1, 199, p 11-24.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

VALENTE, José Armando; ALMEIDA, Fernando José de Almeida. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Revista Brasileira de Informática na Educação n.1, Setembro de 1997, p 45-60.


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2011: 2º Semestre

. Turma A
https://docs.google.com/document/d/1r8AVT9yqceA66PVkLYL02t1CIHdHjsJiH8UtVOABL8w/edit

. Turma B
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnx0aWNhcHJlbmRpenxneDo2ODE3NTY4YzhiMmZiNzlm


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