domingo, 11 de setembro de 2011

Intenet ou internet? Como devemos escrever?

O que diz artigo na Wikipedia avaliado com qualidade 3, numa escala de 1 a 5, por mais de cem pessoas.

"A palavra Internet é tradicionalmente escrita com a primeira letra maiúscula, como um nome próprio. Internet Society, Internet Engineering Task Force, ICANN, World Wide Web Consortium e várias outras organizações relacionadas usam essa convenção em suas publicações. Da mesma forma, vários jornais, revistas e periódicos usam o mesmo termo, incluindo The New York Times, Associated Press e Time.

Outras organizações alegam que a primeira letra deve estar em minúsculo (internet), e que o artigo "a internet" é suficiente para distinguir entre "uma internet", usada em outras instâncias. Publicações que usam essa forma estão ausentes no meio acadêmico, mas presentes em médias como The Economist e The Guardian.

Internet e internet possuem significados diferentes. Enquanto internet significa um conjunto de redes de computadores interligadas, a Internet se refere à internet global e pública, disponibilizada pelo Protocolo de Internet. Dessa forma, existem inúmeras internets espalhadas por redes particulares, seja interligando empresas, universidades ou residências. Entretanto, existe somente uma rede única e global, o conjunto de todas as redes, a Internet."

O artigo completo com as imagens, referências e a aba de discussão pode ser acessado no endereço em:

Rotas de uma porção da Internet, exemplificando a escalabilidade da rede
Imagem retirada em - http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário