sábado, 21 de janeiro de 2012

A vida no ecrã: a identidade na era da Internet

Referenciei na minha exposição essa obra no nosso encontro de aula sexta-feira, 20 de janeiro. Devido ao interesse, principalmente a curiosidade em relação ao termo ecrã, fiz a postagem.

A autora, a obra e a editora:

TURKLE, Sherry. A vida no ecrã: a identidade na era da Internet. Lisboa: Relógio D´Água.

Título original (1995):
Life on the Screen: Identity in the Age of the Internet



Ecrã (écran), em português de Portugal, é o mesmo que tela em português brasileiro, associada à tela do monitor de vídeo de um computador. No título original da obra ecrã é screen. Lembrem-se de silkscreen (serigrafia).

Sinopse da editora:

"... não é um livro sobre computadores, mas sim sobre o modo como os computadores estão a provocar uma reavaliação das nossas identidades na idade da Internet. A autora analisa o modo como se está a usar a vida no ecrã para percorrer novos caminhos no pensamento, evolução, relacionamento, política e sexo. Trata-se afinal, de uma exploração da nascente cultura de simulação e das fronteiras entre o humano e o tecnológico."

Links na web de fichamentos e resenhas da obra:
http://www.slideshare.net/CntiaDalBello/a-identidade-na-era-da-internet
sisifo.fpce.ul.pt/pdfs/sisifo03PTr.pdf 

Sherry Turkle é professora do MIT (Massachussets Institute of Technology) de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, Estados Unidos da América. Ph.D. em Sociologia e Psicologia da Personalidade pela Universidade de Harvard.


Sherry Turkley 
http://en.wikipedia.org/wiki/File:Sherry_Turkle.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário